Desporto

Torres Vedras acolhe Torneio de Veteranos 2022

Clube fez-se representar por 6 tenistas que defenderam com galhardia as nossas cores

Seis tenistas representaram com galhardia o Clube Millennium bcp no Torneio de Veteranos 2022, organizado pelo Clube de Ténis de Torres Vedras, no fim de semana de 8 e 9 de outubro.

Mesmo enfrentando a grande desvantagem competitiva da generalidade dos atletas do Clube terem participado em escalões etários bastante inferiores aos que correspondem à sua idade efetiva, por falta de abertura de quadros de competição mais adequados, foi notório o esforço de ultrapassar esse "handicap".

A participação do Clube iniciou-se com a entrada no campo de terra batida do Clube de Ténis de Torres Vedras por parte do nosso recém vice-campeão nacional masculino no escalão 75+, José Matos, o qual, apesar de enfrentar um adversário (Márcio Achille, do Clube de Ténis de Vila Real de Santo António) 10 anos mais novo e também ele vice-campeão nacional, mas no escalão 65+, teve sempre o encontro em aberto em termos de resultado final, acabando por perder por duplo 6-3.

A participação continuou com António Campos Palma a defrontar Florêncio Silva, do clube organizador. Apesar do excelente ténis apresentado pelo nosso atleta, a vitória acabou por cair para o tenista da casa depois de uns disputados 6-2 e 6-3.

Apesar de apresentar limitações físicas evidentes, João Morais entrou em campo para defrontar o atleta Manuel Coelho da Silva, do Clube de Ténis de Lagos. O nosso atleta venceu o primeiro set por 7-5, cedeu o segundo por 6-4 e depois de um arranque de "super tie-break", que naturalmente o empurraria para a eliminatória seguinte, chegando a liderar por 8-5, a necessidade de gerir as limitações de ordem física no final de um desgastante encontro acabou por pesar nas pernas do João, cedendo por 10-8 no referido set final.

A nossa participação no escalão 60+ continuou com o ténis da qualidade a que nos tem habituado o nosso atleta Isaac Lourenço, que defrontou Carlos Gomes, um atleta da Portela. O primeiro set quase caíu para o lado do nosso atleta, que apenas cedeu no tie-break (7-6), tendo acabado por perder por 6-1 no segundo set.

Já no escalão 50+ tivemos a estreia do nosso novo atleta Paulo Tomás, o qual defrontou o também tenista da casa, João Batalha, cedendo em dois sets bem disputados que terminaram com o parcial de 6-2.

O último atleta a entrar em campo, Rui Magalhães, teve também uma participação destacadamente positiva no escalão 50+. Apesar de enfrentar um jogador bem mais rotinado nestas competições (Dany Amyouni, do Carcavelos Ténis), o nosso atleta venceu o primeiro set por claros 6-3. No segundo set, o parcial foi o mesmo, mas a favor do adversário, e no "super tie-break" de desempate, apesar da excelente prestação do Rui, que arrancou muito bem nesse set de desempate, acabou por ceder num equilibradíssimo 10-8 a favor do experiente adversário.

A satisfação pela qualidade tenística apresentada pela generalidade dos nossos atletas era evidente no estado de espírito de todos no regresso, em equipa, a Lisboa.

Publicado em 17/10/2022