Login
Nº Sócio
Pin
    
 

João Silva e Sofia Marques são Campeões do Circuito de Mar do Algarve 2017


Jorge Fernandes conquistou o 3.º lugar do pódio
Os nossos nadadores conquistaram 20 lugares de pódio ao longo do circuito!


Numa organização da Associação de Natação do Algarve e de vários clubes da região algarvia, realizou-se no último fim de semana de julho e nos 3 primeiros do mês de agosto a 25.ª edição do Circuito de Mar do Algarve 2017, prova este ano disputada em 8 praias algarvias.

Este circuito, que junta todos os anos no Algarve centenas de nadadores que aproveitam as suas férias para dar umas braçadas, foi constituído por dois tipos de distâncias em cada etapa. Uma prova de divulgação com menor distância (600 metros), destinada a não federados, ficando as provas de maior distância (entre 1.200 e 2.000 metros) reservada a nadadores federados e nadadores masters federados em águas abertas.

O circuito funciona como um campeonato, somando os nadadores pontos, consoante as suas classificações em cada uma das provas. No final da última prova apuram-se os campeões do circuito em termos gerais, por escalões e por equipas. Este tipo de prova causa um grande impacto visual e atrai a curiosidade de milhares de veraneantes que se encontram no areal das diversas praias onde se realizam os eventos.

As etapas deste ano realizaram-se nas seguintes praias e datas:

. Dia 29 de julho - Praia dos Pescadores (Armação de Pêra);
. Dia 30 de julho - Praia de Quarteira (Quarteira);
. Dia 5 de agosto - Praia da Rocha (Portimão);
. Dia 6 de agosto - Praia de Meia Praia (Lagos);
. Dia 12 de agosto - Praia Grande (Ferragudo);
. Dia 13 de agosto - Praia da Alagoa (Altura);
. Dia 19 de agosto - Praia dos Pescadores (Albufeira);
. Dia 20 de agosto - Praia de Alvor (Alvor).

Para apuramento dos vencedores do circuito contam as melhores 5 provas, pelo que quanto mais provas nadadas, mais pontos amealhados para a classificação final. Dos 700 nadadores que participaram nas diferentes etapas do circuito, apenas 117 participaram em 5 das 8 etapas, condição fundamental para se qualificarem para o Ranking Geral Final.

O Clube Millennium bcp fez-se representar este ano, nas provas principais, por 6 nadadores: João Silva, Jorge Fernandes, Joana Arantes, Sofia Marques, Filipa Vilar e António Seixas.

No setor masculino, João Silva participou nas 8 etapas, tendo vencido 6 e tendo-se classificado em 2.º lugar nas outras duas, sagrando-se assim campeão do circuito, no escalão Master H, nadadores dos 50 aos 59 anos, título que já havia conquistado nos anos de 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2013, 2014, 2015 e 2016.

Jorge Fernandes também esteve bem ao conquistar o 3.º lugar do ranking geral do mesmo escalão, fruto de dois terceiros lugares, um quarto, três quintos e um sétimo.

António Seixas participou apenas na etapa da Praia de Altura, classificando-se na 16.ª posição do escalão H (50-59 anos).

No setor feminino, o Clube também esteve muito bem representado, com as nossas sereias Sofia Marques, Joana Arantes e Filipa Vilar.

Sofia Marques, escalão G (40-49 anos), também conquistou o título de campeã do Circuito, ao vencer as provas de mar de Ferragudo e Albufeira e ainda ter sido segunda classificada em Portimão, Altura e Alvor.

Joana Arantes, também do escalão G, participou nas 4 primeiras etapas tendo vencido todas. Esteve imparável a nossa nadadora olímpica.

Quanto a Filipa Vilar, participou nas 6 etapas de agosto, tendo conseguido alcançar, apesar de lesionada num pé (entorse), um 3.º lugar de pódio na etapa de Albufeira e nas restantes provas esteve sempre muito perto de o fazer. Filipa fez ainda mais 3 quartos lugares e um quinto.

De salientar, ainda, o 8.º lugar coletivo alcançado pela nossa equipa, num total de 25 equipas que pontuaram e nas 57 equipas participantes.

Terminou assim o 25.º Circuito de Mar do Algarve 2017. O balanço da participação da equipa do Clube foi mais uma vez excelente. Os nossos nadadores obtiveram 20 lugares de pódio (12 de 1.º lugar, 5 de 2.º lugar e 3 de 3.º lugar) ao longo do circuito e espalharam a imagem do Clube e do Banco por praias cheias de milhares de veraneantes.

O próximo evento em que a nossa equipa de natação estará presente será a Travessia José Freitas, no Rio Tejo, que se desenrolará no Cais das Colunas, em frente ao Terreiro do Paço, no dia 2 de setembro pelas 11 horas. Convidamos todos a assistir a este grande evento desportivo, no centro de Lisboa.

Publicado em 28/08/2017