Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Fomos do Cais do Sodré a Cascais no dia 5 de outubro!


O ponto de encontro foi no Cais do Sodré, junto ao rio, às oito da amanhã


Àquela hora havia alguma neblina na zona do Mar da Palha, mas depressa se dissipou, e o dia prometia ser, e foi, quente, o que tem sido uma constante (e algo preocupante) neste outono, pois o país está a ficar afetado por uma seca severa.

Nem todos os participantes na caminhada fizeram o percurso completo. Uns aguardavam-nos junto à estação de Belém, outros junto ao Padrão dos Descobrimentos, um outro grupo esperava por nós em Algés e, já na Parede, ainda houve quem se juntasse aos resistentes.

Também houve quem fosse ficando pelas estações do comboio que há ao longo do caminho. Claro que trinta quilómetros, com uma temperatura a rondar os trinta graus, provocam algum desgaste e algumas bolhas nos pés.

Iniciámos a nossa caminhada o mais perto possível da água. Os despojos duma noite de bebida junto aos bares, que ladeiam o rio, no espaço que vai do Cais do Sodré às Docas, eram uma constante. E fomos passando pelo Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém e Passeio Marítimo de Algés. Em Caxias, não havendo passeio marítimo, seguimos pelo passeio que ladeia a Marginal mas, em Paço de Arcos, voltámos a ter passeio marítimo até Carcavelos.

De Carcavelos até São João do Estoril voltámos ao passeio da berma da marginal pois em todo aquele espaço não há forma de seguir, a caminhar, junto à água. Chegados à Azarujinha descemos a escadaria que nos levou ao Paredão de Cascais, o qual percorremos.

E às duas e meia estávamos na estação da CP de Cascais, com cerca de trinta quilómetros percorridos. Mesmo com alguns dos participantes a ficarem um pouco para trás, por dificuldade em acompanhar o ritmo dos "atletas" mais qualificados, fizemos uma boa média. Uns regressaram de imediato, outros aproveitaram para ficar mais algum tempo por ali, para descansar e recuperar calorias.

E assim, participando nestas iniciativas, vão os sócios mantendo a sua forma física e mental em bom estado, apesar de uma parte dos mesmos já não estarem no ativo, mas não querendo estar inativos.

Para ver mais fotos, clique aqui.

Publicado em 06/10/2017