Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Clube Millennium bcp realiza caminhada no Parque Florestal de Monsanto


O antigo Restaurante Panorâmico de Monsanto - uma das grandes atrações lisboetas no final da década de 60 - foi um dos locais que visitámos!


Foi uma caminhada convocada em cima da hora. Mesmo assim dezena e meia de sócios estiveram presentes numa agradável manhã para a prática deste desporto.

A razão de ser uma convocatória em cima da hora foi tão só porque abriu há poucos dias, para visitas ao público, com o objetivo de ser um miradouro, o antigo Restaurante Panorâmico de Monsanto. E antes que a abertura ao público, daquele sítio, seja do conhecimento geral da população, aproveitou-se para ir ali primeiro que comecem a chegar as multidões.

E às 09:30 da manhã, já eram muitos os que por lá andavam a tirar fotos e a ver a paisagem. Os sócios com mais primaveras recordam-se daquele restaurante, no final da década de sessenta, ser uma das grandes atrações de Lisboa pelo seu piso superior rotativo.

A concorrência doutras zonas, que entretanto foram criadas, e um certo ambiente em que se transformou o Monsanto, levaram a que aquele estabelecimento de restauração entrasse em declínio, agravadas estas condições pelos elevados custos que exigiam manter aquele restaurante em funcionamento.

O edifício foi sendo assaltado e a maior parte do seu património roubado e danificado. Restam uns painéis cerâmicos da autoria de Querubim Lapa. Possivelmente restam porque não conseguiram arrancá-los ou desconheciam o seu valor. Recentemente, a Câmara Municipal fez uma limpeza geral ao edifício e o mesmo é, agora, um miradouro aberto ao público. Quando os sócios passarem por ali, aproveitem e subam, pois vale a pena, pela vista.

Prosseguindo a nossa caminhada deixámos o Panorâmico e seguimos para o Parque da Serafina. Também há ali um miradouro, mas, depois de termos estado no anterior todos os outros eram como que a terminação na lotaria.

Passámos junto ao Palácio Fronteira. Alguns sócios disseram que nunca ali tinham entrado. Ficou a promessa do Clube de, em 2018, fazer ali uma visita guiada.

Tomámos de seguida o percurso conhecido pela "rota da água". Este caminho leva-nos, seguindo o traçado do Aqueduto, pela Mata de São Domingos de Benfica até à Embaixada do México. Pelo meio há um miradouro donde, outrora, se viam as hortas em Benfica.

E eram horas de voltar ao ponto de partida. Derivámos no sentido do miradouro dos Moinhos do Mocho e, minutos depois, estávamos na Cruz das Oliveiras. Foram três horas de ótimo convívio e desporto.

Para ver mais algumas fotos, clique aqui.

Publicado em 25/09/2017