Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Visita guiada à Galeria do Loreto


Mais uma tarde dedicada à cultura e ao bom convívio entre Associados


Decorreu no dia 4 de abril mais uma visita à denominada Galeria do Loreto. Pese embora o Clube já ali ter realizado várias visitas, mais uma vez as inscrições esgotaram. Esta galeria é uma extensão do Aqueduto das Águas Livres que, partindo das Amoreiras, levava a água até à zona do Chiado.

Quem, hoje, passa na rua da Escola Politécnica supostamente não imagina que no subsolo há uma galeria por onde correu a água que matou a sede a muitos habitantes da cidade. Foi por ela que, partindo do reservatório das Amoreiras, trinta sócios caminharam e ouviram contar histórias de como o Aqueduto das Águas Livres funcionou.

À entrada deram-nos um capacete para, não fosse dar-se o caso de alguém se distrair e bater com a cabeça, não haver problema. A água corria quase sempre pelo princípio da gravidade. Mas numa parte do espaço, por onde andámos, funcionava o sistema do sifão. Como naquela época não havia tubo de plástico foi furando blocos de pedra que se construiu aquele processo de levar a água até à Pia do Penalva, para dali ser distribuída por outras galerias.

E, mergulhando no subsolo na Praça das Amoreiras, os Sócios voltaram a ver a luz do sol no Jardim de São Pedro de Alcântara. E assim decorreu mais uma tarde dedicada à cultura e ao bom convívio entre Associados.

Para ver mais fotos, clique aqui.

Publicado em 11/04/2018