Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Associados do Clube Millennium bcp visitaram o Palácio Lázaro Leitão


Visita guiada realizada em Lisboa no passado dia 8 de março


Para nos guiar aguardava-nos a Sra. Dra. Madalena Fernandes, bibliotecária da Universidade Lusíada, que começou por nos contar a história deste imóvel, e do seu primeiro proprietário, ou seja, Lázaro Leitão.

Mas também nos explicou das condições em que se encontrava, o palácio, quando o mesmo foi adquirido pela Fundação que ali iria instalar a Universidade: da total negritude dos tetos e paredes, que após trabalhos de limpeza deram a conhecer aquelas pinturas, que vimos, e que pareciam não existir; da sala onde fica a biblioteca, do valor dos volumes que ali estão e das personagens que por ali passaram; dos painéis de azulejo, que representam os doze meses do ano, que estão logo à entrada, junto duma bela escadaria; da capela, que em determinada época da vida deste palácio, um proprietário transformou num estábulo, mas que anos mais tarde um outro proprietário, que se seguiu, resolveu limpar aquele espaço, e trazer à vista de todos aquela obra de arte azulejar.

E porque não podemos levar muitos sócios duma só vez, nos próximos dias outro grupo terá oportunidade de ir até à Rua da Junqueira.

Para ver mais fotos, clique aqui.

Publicado em 12/03/2018