Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Associados do Clube realizaram uma visita guiada à Quinta da Alfarrobeira


Naquela que foi a morada de João Frederico Ludovice, está hoje sediada a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica...


Na sequência das obras do Convento de Mafra, João Ludovice construiu em Benfica uma casa apalaçada cuja quinta ia desde a Estrada de Benfica até aos terrenos que hoje fazem parte do Parque de Monsanto. O espaço, que é atualmente conhecido pela Mata de São Domingos de Benfica, era parte integrante da Quinta da Alfarrobeira.

Para nos guiar, nesta visita ao palacete, e ao que ainda resta do espaço envolvente da casa, nada melhor que o Professor Nuno Ludovice. Estava frio mas no pátio da entrada havia um pouco de sol. Foi, ali ao sol, que o Professor Ludovice nos fez detalhadamente um historial da vida, e vinda, de João Ludovice para Portugal.

Seguiu-se a visita começando pelo que resta do jardim, onde outrora existiu um importante acervo de estátuas mas que por obra da devassa, e assaltos, foram sendo dali levadas. Mas ainda podemos imaginar da sua qualidade face às duas estátuas que poisam sobre as colunas que ladeiam o portal de acesso ao jardim. Do interior do edifício a parte mais artística é a capela, em cuja traça Ludovice explanou a corrente arquitetónica italiana que ele bem conhecia.

Finda a visita à quinta ainda demos um salto ao Espaço Grandela, onde de momento decorre uma exposição de pintura. E, assim, um grupo de sócios dedicou mais uma manhã a ver o que há de património por Lisboa, tendo ao mesmo tempo oportunidade de reencontrar alguns amigos duma vida de trabalho.

Clique aqui para ver mais fotos.

Publicado em 08/02/2018