Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Clube visitou os Tascos da Zona da Boavista e a Casa da Música


Visita realizada no Porto e acompanhada pela Dra. Manuela Cambotas e Raul Simões Pinto


O nosso percurso pela zona da Boavista iniciou-se a partir da Rua Nossa Senhora de Fátima, no dia 14 de outubro, no cruzamento com a Rua Oliveira Monteiro, contando um pouco da sua história. Nesse cruzamento existe o Edifício Parnaso (1954/56) do Arquiteto José Carlos Loureiro e que é um importante projeto da arquitetura modernista; a caminho para a rotunda falámos da Cooperativa dos Pedreiros e de um seu edifício existente nesta rua.

Às 15h45 efetuámos uma visita guiada à Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, que tem importantes coleções de pintura, joias, peças de mobiliário e outras artes decorativas evocando o ambiente burguês da 1.ª metade do séc. XX. Tem igualmente coleções de pintura destacando-se os espólios das pintoras Aurélia de Sousa e Sofia de Sousa. Esta casa-museu foi encomendada por Marta Ortigão Sampaio e o seu marido também ao Arquiteto José Carlos Loureiro (1954/55).

Às 17h00 continuámos com uma visita guiada à Casa da Música para ficarmos a conhecer por dentro tão importante equipamento cultural da cidade. Mesmo para quem já conhece é sempre bom voltar.

No final tivemos mais um lanche na casa «Flor da Boavista». Estivemos bem, claro, a comer e a beber, todos em amena cavaqueira e ainda houve oportunidade para umas agradáveis leituras.

Fotos cedidas por Carlos Paz

Publicado em 11/12/2017 (Atualizado em 15/12/2017)