Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Brunch Solidário no Convento dos Cardaes (Lisboa)


Dia 3 de dezembro de 2017 (13h00)
Inscreva-se até 27 de novembro!


O Convento dos Cardaes, já nosso conhecido, é uma das joias da arte em Portugal. Desta vez não vai ser para uma visita guiada, mas para uma ação solidária, participando num "Brunch" no mês do Natal.

No século XIX, as mulheres cegas eram particularmente vulneráveis a abusos, marginalidade e miséria. É neste contexto que um conjunto de senhoras lideradas pela III Condessa de Rio Maior funda, em 1848, a Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos. A ideia era recolherem as mais pobres das pobres. Em 1877, o Convento dos Cardaes é cedido a esta obra social e o cuidado às utentes é entregue às Irmãs Dominicanas.

Hoje, a Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que mantém o cuidado a cegas e outras senhoras com necessidade de apoio de terceiros. Uma comunidade Irmãs Dominicanas vive no Convento dos Cardaes, cuidando, a tempo inteiro, de mais de três dezenas de senhoras, que carecem de ajuda.

Embora sendo uma IPSS, contando com a ajuda de técnicas auxiliares e de voluntárias externas para as diversas atividades, as despesas são sempre muitas e os recursos escassos. Para fazer face aos muitos gastos a comunidade produz e vende compotas, marmelada, molhos, biscoitos e organiza anualmente, no período de Natal, lanches solidários.

Vamos colaborar com esta comunidade, participando num dos lanches (em forma de "Brunch") que se realizam, a exemplo de anos anteriores, no claustro do convento. Do "Brunch" constam, entre outros, queijos, carnes frias, ovos, doces, saladas mistas e bebidas. Quem já participou, em anos anteriores, recomenda.

Local do evento: Rua do Século, n.º 123, Lisboa, às 13h00.

» No dia 28 de novembro, o Clube colocará no site o nome dos associados cujas inscrições forem consideradas (não é válida nenhuma inscrição não confirmada pelo Clube).

Clique aqui para se inscrever ou para saber mais.

Publicado em 30/10/2017 (Atualizado em 17/11/2017)