Cultura

Clube dedicou um dia inteiro à cidade de Santarém!

Sócios do Clube Millennium bcp partilharam um dia de cultura e de convívio

Nesta nossa visita à cidade, capital do Gótico, a 9 de abril, fomos recebidos pela Vera, guia e técnica da Câmara Municipal de Santarém. Começámos a nossa visita pelo Convento de São Francisco. É uma peça importante do património da cidade apesar da degradação a que o mesmo esteve sujeito durante muitos anos. Ali funcionou a Escola Prática de Cavalaria e, naturalmente, um claustro não será bem o local apropriado para andar com cavalos.

Passámos pela Igreja de Nossa Senhora da Graça, ex-libris da capital escalabitana, que como panteão dos Meneses conserva no seu interior um imponente túmulo daquela família. E não podíamos deixar de dar um salto ao Miradouro das Portas do Sol, passando pelo Centro de Interpretação. Parte das igrejas da cidade estavam fechadas, como acontece por todo o país, mas a Vera foi-nos dando nota do seu legado histórico.

Depois do almoço fomos visitar o Museu Diocesano. Para nos guiar contámos com a Alexandra, técnica do museu. O seu acervo é constituído por uma rica coleção de arte sacra, sendo que muitas das peças vieram de antigos conventos da diocese, que hoje se encontram em estado de abandono. Este museu está localizado na Sé, que era a antiga igreja de Nossa Senhora da Conceição, da ordem dos Jesuítas.

Trata-se de um edifício de estrutura e fachada maneirista construída entre 1672 e 1711. O interior do templo, de uma só nave, possui oito capelas laterais, onde o esplendor e riqueza do barroco deslumbram. No teto da nave, temos a iconografia da ascensão de Nossa Senhora, figuras Jesuítas e alegorias às partes do Mundo então conhecido. O teto da Capela-Mor é obra do pintor santareno Luís Gonçalves de Sena, executada em 1754. O órgão de tubos da igreja encontra-se ao centro do coro alto, numa posição de frente para a capela-mor. Este órgão é o único, dos oito que constituem o património organístico da cidade de Santarém. A sua origem é britânica, foi construído pelo organeiro inglês James Chapman Bishop, em 1835. E assim os sócios partilharam um dia de cultura e de convívio.

Para ver mais fotos da nossa ida a Santarém, clique aqui.

Publicado em 11/04/2017