Cultura

Mosteiro de São Vicente de Fora visitado pelos nossos Associados

Tarde chuvosa, mas recompensadora, que nos permitiu conhecer um dos mais notáveis monumentos de Lisboa

Foi um dos mais interessantes Mosteiros da cidade de Lisboa, como as três dezenas (não foi possível aceitar todos os que queriam ir) de sócios puderam comprovar na visita efetuada neste sábado, dia 28 de janeiro.

A chuva que caía à hora do início ouvia-se a correr para a primitiva cisterna, que é dos poucos elementos que restam da época da sua fundação. Por certo todos terão ficado surpreendidos com a beleza da sacristia, bem como da quantidade de azulejos que existem neste edifício. Os embutidos de pedra são outro dos elementos de grande qualidade existentes. Ali está o Panteão dos Patriarcas, que visitámos.

E, como é sabido, é neste Mosteiro que repousam quase todos os membros da Dinastia de Bragança. Faltam Dona Maria I, que está na Estrela, e Dom Pedro IV, que está no Brasil. E assim pudemos rever naquele espaço, um pouco da história de Portugal.

Mas do alto das torres as vistas sobre a cidade são excelentes. Contudo a morrinha que caía soprada por um vento gélido não permitiu que ali ficássemos mais que uns escassos instantes. Mas pudemos imaginar quão belo será uma manhã de céu limpo com o sol a espelhar nas águas do Tejo.

Pensamos que todos os participantes acharam que valeu a pena sair de casa numa tarde chuvosa. O nosso guia, além de ser muito atencioso, esteve à altura da tarefa.

Para ver mais fotos, clique aqui.

Publicado em 30/01/2017