Cultura

Clube Millennium bcp efetua nova visita à Basílica da Estrela

Visita realizada pelos nossos associados no dia 14 de janeiro

É um monumento notável, a Basílica da Estrela, mas pouco conhecida dos lisboetas. A falta de conhecimento também se deve à dificuldade que há em organizar ali visitas.

O Clube Millennium bcp teve essa experiência, do que é essa dificuldade, porque a quem ali se dirige, apenas é dado acesso ao Presépio, uma obra monumental da escola de Machado de Castro, e ao Terraço da Basílica, mas sem haver alguém que faça uma apresentação daquele monumento. Coube pois ao seccionista desempenhar, ainda que modestamente (pois não é um especialista na matéria), o papel de guia.

Começámos por relembrar a razão da construção daquela obra, e, junto ao Jardim da Estrela, defronte da fachada do monumento, falámos das imagens que ali estão colocadas e do seu simbolismo. Do profeta Elias, e do seu feito no Monte Carmelo, daí advindo esta ordem religiosa das Carmelitas. De Santa Teresa de Ávila, reformadora da ordem, rompendo com a antiga observância e criando o ramo das Carmelitas Descalças, a quem foi entregue o Convento e a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, por todos conhecido como, da Estrela.

No seu interior, todo em pedra, com arranjos decorativos feitos com este material, há nas capelas laterais e na Capela Mor, para além de imagens, telas pintadas pelo artista italiano Pompeo Batoni sendo destas a mais grandiosa a que está na Capela Mor.

Os trabalhos em madeira feitos nos confessionários, bem como no chamado "Candeeiro das Trevas" são de uma enorme qualidade. Ali jaz Dona Maria I, a obreira deste edifício, e por detrás do seu túmulo o presépio de que falámos.

Subimos os muitos degraus que nos levaram ao terraço donde se avista o Castelo de São Jorge e entrámos no Zimbório. Vista lá do cimo, o interior da Basílica não deixa de impressionar. E junto à "roda", falando das diferenças entre a "Roda dos Expostos" e a roda para serviço dos conventuais recolhidos, concluímos esta visita.

Publicado em 16/01/2017