Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Clube Millennium bcp realiza nova visita guiada ao Museu do Azulejo


Mais uma bela iniciativa do Clube pautada por bons momentos de convívio e de cultura


A 18 de fevereiro, três dezenas de Sócios, pois era o limite que podíamos levar, participaram nesta visita que, tal como a que ali fizemos há quatro semanas, começou pelo denominado painel da cidade. Oriundo do Palácio dos Condes de Tentúgal, este painel "mostra-nos" a Lisboa de antes do Terramoto de 1755. Por isso é sempre uma das salas mais procuradas pelos visitantes do museu.

Seguiu-se uma passagem pelo claustro daquele que foi o Convento da Madre de Deus, onde a nossa guia fez uma resenha histórica do convento. Entrámos na igreja, que é um dos mais belos exemplares do Barroco em Lisboa. Só pela igreja vale a pena a visita. Junto à porta de acesso ao templo lá está a sepultura de Dona Leonor, fundadora do convento.

Fomos ao coro alto da igreja, onde, para além das notáveis pinturas, e cadeiral, está um dos mais interessantes presépios da cidade de Lisboa, só comparável aos de Machado de Castro. Da autoria do "bonecreiro" António Ferreira, este presépio é um relato da vida quotidiana de uma comunidade.

Continuando pelo museu foram muitos, e de diversas épocas, os painéis de azulejo que admirámos. Motivo de curiosidade é sempre aquele conjunto que um tal Sr. António Joaquim Carneiro mandou fazer para contar a história da sua vida, que, de pastor de ovelhas caminhando descalço, vem para Lisboa e, tendo chegado a industrial de sucesso, regressa à sua terra numa charrete (à época ainda não havia sido criado o automóvel) de ótima qualidade.

Ficámos a conhecer alguns dos métodos que, ao longo dos séculos, eram utilizados na confeção do azulejo, quer na fase da chacota, bem como já na pintura, antes da chegada da era da industrialização. Concluiu-se a visita olhando para os ceramistas do século vinte e vinte e um, como Querubim Lapa, Jorge Colaço, Cargaleiro e outros.

E como em todas as visitas, para além da vertente cultural, estes são também bons momentos de convívio entre os Sócios, pois quantas vezes não vamos encontrar amigos que já não víamos há longos tempos.

Para ver mais fotos, clique aqui.

Publicado em 19/02/2018