Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Visita guiada à Sinagoga e ao Museu Judaico do Porto


Rua Guerra Junqueiro, Cinema Nun´Álvares, Colégio dos Alemães e a Igreja do Santíssimo Sacramento foram outros dos locais visitados


No dia 10 de setembro de 2017 demos continuidade aos percursos pelo Porto, mais uma vez acompanhados pela Dra. Manuela Cambotas. Desta vez procurámos e conseguimos mostrar um local seguramente pouco conhecido: a Sinagoga do Porto. Julgo que podemos dizer, sem ideias preconcebidas, que este é um local ainda pouco conhecido da maioria das pessoas e, digamos, que um pouco «exótico».

Conforme tivemos oportunidade de constatar, trata-se de um local muito interessante, que nos deu a oportunidade de conhecer mais sobre a religião Judaica e sobre a comunidade Judaica do Porto e Norte de Portugal.

Começámos à descoberta de Guerra Junqueiro (do escritor e da rua), percorrendo parte da Rua Guerra Junqueiro e falando da "A Velhice do Padre Eterno", apontámos o Cinema Nun´Álvares, a «Garagem», o Colégio dos Alemães e a Igreja do Santíssimo Sacramento, «rival» da Sinagoga.

Por fim a descoberta da Sinagoga Kadoorie Mekor Haim/Museu Judaico do Porto. A visita foi realizada pelo guia da Sinagoga, Hugo Miguel Vaz, que nos proporcionou uma visita muito completa e cheia de boa disposição.

Fotos cedidas por Carlos Paz

Publicado em 11/12/2017 (Atualizado em 15/12/2017)