Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Clube Millennium bcp visitou o Paço Episcopal e o Museu de Arte Sacra do Porto


Visita terminou com um belo lanche na Casa Lopes, que deu coragem a alguns associados para se aventurarem em leituras poéticas


Demos continuidade aos percursos «com Arquitetura, por dentro» no passado dia 25 de novembro, desta vez explorando o recentemente aberto ao público Paço Episcopal do Porto, numa visita guiada que mostrou a beleza deste «palácio». Por fora a entrada Barroca e lá dentro a inesquecível escadaria de Nicolau Nasoni, igualmente com elementos Barrocos, mas também com apontamentos Renascentistas. Não deixámos de ver a cadeira trono dos Bispos do Porto e os retratos de todos os que já ocuparam esse lugar, bem como alguns dos tesouros que lá estão guardados.

A visita continuou na Igreja do Colégio de São Lourenço, com o nome popular de «Igreja dos Grilos», observando o estilo Maneirista «Jesuítico» por dentro e por fora, e, depois, percorrendo o Museu de Arte Sacra do Porto, muito interessante, anexo à igreja.

Seguimos pela Rua de D. Hugo, da Senhora das Verdades (e suas escadas), e, por último, pelas Escadas do Codeçal até à Ribeira. Aqui o Raul Simões Pinto assinalou-nos alguns tascos antigos: o Beira Douro para uma lampreia, a Casa das Iscas, que muitos participantes lembravam de outros tempos, e a Casa da D. Cremilde (O Escondidinho do Barredo), que já conhecemos de outras guerras, e será hoje, na sua opinião, o tasco mais típico da zona. Quem não conhece não deve deixar de o fazer.

Terminámos com um belo lanche na Casa Lopes, na Rua da Fonte Taurina, bem servido e que deu coragem a alguns para se aventurarem em leituras poéticas, que esperamos repetir e com participação cada vez alargada.

Fotos cedidas por Carlos Paz

Publicado em 12/12/2017 (Atualizado em 15/12/2017)