Cultura

Museu de Arqueologia em Lisboa visitado pelos nossos Associados

Visita guiada realizada no dia 2 de abril

Foram quase três dezenas os sócios que participaram na visita. Como as salas são pouco espaçosas foram constituídos dois grupos o que foi muito bom porque, vezes houve, em que a presença de muito público lotou as salas. Efeitos dos novos tempos que animam Lisboa. Há poucos anos quem passasse por ali, num domingo de abril, quase não via vivalma. Agora é um mar de gente para entrar nos Jerónimos e nos museus da zona.

A visita centrou-se nos três núcleos do Museu: "Os Tesouros da Arqueologia Portuguesa", "As Religiões da Lusitânia" e o "Núcleo Egípcio".

No primeiro núcleo estão expostos muitos artefactos que ao longo dos anos foram sendo descobertos no território que é hoje Portugal. Eram essencialmente elementos de adorno que geralmente os chefes usavam como símbolo do seu poder.

No segundo, dedicado às religiões, vimos como os romanos resolveram de forma prática representar em estátua os diversos imperadores. Ouvimos falar de uma divindade "Deus Endovélico" a que os povos prestaram culto e cujo santuário era na zona do Alandroal.

No Núcleo Egípcio foram naturalmente as múmias e os sarcófagos o que mais prendeu os olhares e as atenções dos sócios. Mas, aliada à imagem, as explicações que as guias deram ajudaram a compreender melhor tudo o que estávamos a ver. Talvez muitos sócios do Clube pensem que, para verem uma múmia egípcia, tenham de se deslocar ao Médio Oriente.

Publicado em 04/04/2017