Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Aulas de Arte no Clube Millennium bcp


Partilhamos mais alguns trabalhos executados em sala de aula


As aulas de Arte no Clube Millennium bcp têm tido uma progressão no sentido em que, além das modalidades técnicas, têm também havido aulas teóricas (separadas) sobre a Arte Portuguesa durante a transição de meados do século XIX até ao Modernismo.

Nas aulas técnicas existe um leque variado de abordagens, quer no Desenho (o grafite, o carvão, o lápis de cor, o pastel seco e o pastel de óleo, entre outros), quer na Pintura (o óleo, o acrílico, a aguarela e o guache, entre outros materiais que têm sido recentemente divulgados no mercado).

Os objetivos e gostos estéticos de cada aluno têm maioritariamente ditado o desenvolvimento das aulas. Existe um programa Clássico para iniciados, de modo a consolidar noções/bases de conhecimento, mas o objetivo essencial é o desenvolvimento de técnicas do agrado de cada um e, nesse sentido, o ensino torna-se individualizado. Utilizamos também técnicas mistas, texturas e relevos, folha de ouro, métodos clássicos e académicos (como a Pintura Flamenga do século XVI ou a Pintura a Óleo de inícios do século XIX).

Consoante os anos letivos têm vindo a passar, por opção de muitos alunos, o foco essencial tem divergido das técnicas clássicas/académicas, para abordagens mais contemporâneas. No entanto, o núcleo mais importante de aprendizagem continua a ser a base clássica, ou seja, o Desenho, suporte essencial para o desenvolvimento de cada prática artística. As aulas têm sempre decorrido num ambiente de agradável convívio e aprendizagem, sendo adequadas a principiantes ou a pessoas com experiência na área.

Além das aulas teóricas, existe também uma vertente crítica/histórica nas aulas técnicas, em que livros de arte são partilhados para consulta e certos temas enquadrados no contexto dos trabalhos de cada aluno. Dessa forma, os participantes podem mais facilmente identificar a sua prática com certos estilos e definir o seu "rumo".

No entanto, porque o objetivo mais importante destas aulas é o desenvolvimento e o gosto que cada aluno tem nas obras que cria, aproveitamos para partilhar alguns dos trabalhos executados em sala de aula. Esperamos que gostem!

Publicado em 07/02/2017