Login
Nº Sócio
Pin
    

Em Maio de 2002, as histórias de diversos Grupos Desportivos começaram a cruzar-se, convergindo para a formação do Clube BCP, passando a designar-se CLUBE MILLENNIUM BCP em 2003.

Contamos actualmente com cerca de 38.566 sócios, dos quais 13.260 são sócios efectivos, com a missão de:

  • Revitalizar as suas actividades e dar-lhe a dimensão que um Clube com este nome merece;
  • Criar, promover e desenvolver - com elevado dinamismo - as acções de carácter cultural, desportivo, recreativo e social que os Estatutos preconizam;
  • Agregar no Clube Millennium bcp todos os colaboradores no activo e reformados, e propor-lhes a sua participação nas iniciativas que desenvolvemos de uma forma pró-activa, com ideias e sugestões.

Acreditamos que o activo mais valioso de uma empresa são as Pessoas.
Contribuir para a melhoria do seu bem-estar é a nossa aposta.


RESUMO HISTÓRICO DOS GRUPOS DESPORTIVOS QUE COMPÕEM O CLUBE MILLENNIUM BCP

Por escritura pública de 30 de Julho de 2001, foi criado o CLUBE BCP (em 2003 passou a designar-se CLUBE MILLENNIUM BCP), no qual congregaram interesses comuns para a realização deste projecto, os seguintes Grupos Desportivos, oriundos das empresas que constituíam o Grupo BCP:

 


 

Associação Cultural e Desportiva dos Empregados da União de Bancos Portugueses

A Associação Cultural e Desportiva dos Empregados da União de Bancos Portugueses nasceu em 1978, originada pela fusão dos Bancos Pinto de Magalhães, Angola e Agricultura. A área de actuação desta Associação estendia-se às Regiões Autónomas e foram criadas duas delegações: Porto e Lisboa. Destacam-se nas actividades desportivas: Ginástica, Natação, Ténis de Campo, Andebol, Basquetebol, Futebol de Salão, Pesca e Ténis. A nível cultural, destaque especial para a Secção de Filatelia orientada pela Delegação de Lisboa e uma Biblioteca com cerca de 2.300 volumes coordenada pela Delegação do Porto.

À Associação foi concedida a criação de um serviço de refeições e de Colónias de Férias para os filhos dos colaboradores. A realização das Festas de Natal foi também uma iniciativa coordenada pela Associação desde 1980 e que se manteve até 1999.

 

Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Banco Português do Atlântico/Zona Norte

O Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Banco Português do Atlântico nasceu a 31 de Março de 1949, com a denominação de Grupo Desportivo do Pessoal do Banco Português do Atlântico. A sua primeira sede, com refeitório privativo, seria inaugurada em 1958 e situava-se no Palácio Atlântico.

Destaca-se a inauguração do Parque de Jogos Arthur Cupertino de Miranda, em 22 de Maio de 1965, situado em Coimbrões, Vila Nova de Gaia, e a participação nas Olimpíadas Bancárias, a convite do Banesto, em Madrid, onde esteve representado entre 1965 e 1973.

A actividade do Clube foi-se intensificando ao longo dos anos, quer na área desportiva quer na cultural. No C.C.D.T.B.P.A. praticaram-se nomeadamente as modalidades de Andebol, Atletismo, Basquetebol, Futebol, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro, Voleibol e Xadrez. Desenvolveu-se também intensa actividade no ensino da Música, no Teatro e no Grupo Coral.

 

Grupo Cultural e Desportivo Bonança

Nasceu em 1981, resultante da fusão dos Grupos da Comércio e Indústria, Ultramarina, Bonança e União. A prática de actividades de Cultura e Desporto, nestas Seguradoras, remontam aos anos 40, tendo desenvolvido as seguintes actividades desportivas: Andebol, Atletismo, Basquetebol, Futebol 11, Futebol de Salão, Natação, Pesca, Ténis de Mesa, Tiro, Voleibol e Xadrez. Na área cultural: Teatro, Grupo Coral, Clube Juvenil "Os Patuscos", Danças de Salão e Dança Moderna. De destacar a Organização das Festas de Natal para os filhos dos colaboradores da Bonança.

 

Grupo Cultural e Desportivo da Companhia de Seguros Império

Falar do historial deste Grupo Desportivo - ainda que muito sucintamente - torna-se bastante difícil, dadas as dezenas de anos já passados desde a sua fundação. Existe um documento que prova que já existia em 1957!

Na vertente desportiva, a modalidade principal pertenceu ao Futebol, tendo acolhido outras actividades, designadamente: Andebol, Basquetebol, Voleibol, Natação, Ginástica, etc. Na actividade cultural, destacam-se o Clube de Vídeo, a Biblioteca, a formação do "Grupo Coral do Grupo Desportivo Império", em 1984, sendo a primeira apresentação pública naFesta de Natal desse ano, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa e a Criação do Grupo Cénico, em 1988.

Com a integração da Sagres na Império, passaram a haver dois Grupos Desportivos (mais tarde surgiria a denominação ISU - Império Sagres e Universal), mas a fusão desses dois Grupos viria a ter lugar em 1970. Em 1973 foi fundada a Cooperativa ELO que, em colaboração com o Grupo Desportivo, geriu os refeitórios que funcionavam na Rua Nova da Trindade e na Avenida Elias Garcia.

 

Grupo Cultural e Desportivo dos Empregados do Banco Pinto & Sotto Mayor

O Grupo foi constituído a 22 de Novembro de 1947, com a designação de Grupo Desportivo dos Empregados do Banco Pinto & Sotto Mayor, com Sede na Rua do Ouro, nº 18-30, em Lisboa. Em 1975 foram aprovados novos Estatutos e passou a designar-se Grupo Cultural e Desportivo dos Empregados do Banco Pinto & Sotto Mayor. Em 1976 foi integrado o Clube Sottomayor e em 1977 foi a vez do Grupo Desportivo e Cultural dos Empregados do ex-BIP, na sequência da integração do BIP no BPSM.

Em 2002, aquando da integração no Clube BCP, o GCDEBPSM mantinha as seguintes actividades culturais: Grupo de Folclore, Grupo Coral e Grupo de Música Tradicional Portuguesa. Nas actividades desportivas: Andebol, Atletismo, Basquetebol, Futebol de 11, Futebol de 5/Futsal, Ginástica, Golfe, Karting, Natação, Pesca Desportiva, Ténis de Campo, Ténis de Mesa, Tiro de Precisão e Tiro aos Pratos, Xadrez, Damas, Sueca e Snooker.

Dentro das actividades culturais, destaca-se o Grupo de Folclore, criado em 1983, e que tem representado este Grupo e os Bancos que o têm apoiado em centenas de espectáculos em Portugal e no estrangeiro.