Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Clube Millennium bcp visitou a 37.ª Feira do Fumeiro de Vinhais


O Ecomuseu de Barroso, o Centro de Artes Nadir Afonso e o Parque Biológico de Vinhais foram outros locais visitados pelos nossos associados


Nos passados dias 11 e 12 de fevereiro, o Clube Millennium bcp organizou uma viagem que partindo do Porto, com 29 participantes, tinha por objetivo visitar a Feira do Fumeiro de Vinhais.

Saindo em direção ao Salto, aí visitámos uma casa agrícola reconvertida em Ecomuseu do Barroso, ilustrativa das práticas agrícolas que perduraram até há bem pouco tempo. Seguimos para Carreira da Lebre onde no meio de uma paisagem pouco habitada, para nossa surpresa está implantado um hotel que serviu um bom almoço.

Depois seguimos para Boticas para uma visita guiada ao Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja, que no período das escavações arqueológicas é um ponto fundamental, pois foi aqui que foram encontradas as quatro estátuas de Guerreiros Galaicos. Aqui, ainda visitámos o moderno Centro de Artes Nadir Afonso e partimos para Chaves, ficando alojados no antigo Forte de S. Francisco, agora transformado em hotel. Nessa noite, depois do jantar, assistimos à tradicional Queimada da Bruxas.

O dia seguinte não foi tão risonho, pois a chuva insistiu em aparecer, mas ainda assim pudemos visitar o moderno Parque Biológico de Vinhais que está integrado no Parque Natural de Montesinho, onde fazem recuperação de espécies em perigo ou de animais feridos.

A visita à Feira do Fumeiro revelou que os produtos estavam todos sujeitos a uma tabela única, não havendo lugar ao regateio! Fomos almoçar a Podence localidade onde está implantado o Museu do Careto e onde estão expostas máscaras e trajos relacionados com uma tradição que talvez venha dos Celtas.

Por último visitámos em Romeu o Museu das Curiosidades que apresenta uma série de objetos de utilização diária, datados do fim do séc. XIX até início do séc. XX. Foi aqui que se fez o retrato do grupo.

Publicado em 16/02/2017