Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Inauguração da Casa "Acreditar" no Porto


"Tu és mais forte..."


...foi um dos três temas com que os alunos do 4.º ano do Externato Jardim Flori nos brindaram no dia 15 de fevereiro, na inauguração da Casa da Acreditar no Porto.

A data não foi escolhida por acaso já que se assinala o Dia Mundial da Criança com cancro, objetivo a que esta Instituição, uma "Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro", se dedica há alguns anos.

Tendo como mote "ACREDITAR FAZ-ME MAIS FORTE", tem vindo a ser posto em prática em Lisboa e em Coimbra. Mas, entre outras, faltava a casa do Porto.

Situada em terreno cedido pelo IPO desta cidade, foi construída por forma a que física e psicologicamente, a alegria e a força de vontade, que se manifesta por incrível que pareça nos que mais nos padecem de um mal que há alguns era sinónimo de morte, esteja sempre presente. Afinal há que cuidar de quem cuida e que muitas vezes guarda para si o sofrimento e dor que acha que são só seus, e que não carecerem de partilha. É algo que lá também se aprende.

A luz que entra pelas amplas janelas é uma constante que, batendo nas cores claras que pintam as salas para os mais pequenos e adolescentes, as salas de reuniões e troca de experiências, os quartos onde os pais que vêm de mais longe podem ficar e uma cozinha, que com seis placas e fornos, se podem cozinhar os petiscos para aqueles cujo apetite e situação carece de vez em quando de um desejo culinário especial. Cozinham-se esse desejo e as mágoas da troca de experiências de quem já lá está há mais tempo e quem chega de novo. Desorientado por uma situação que lhes caiu nos braços e que lhes faz pensar que o mundo acabou de ruir aos seus pés, além de estar num local novo. Seja qual for o tempo, há que Acreditar.

Da inauguração ficam algumas fotos aliadas a um conselho final. Façam um passeio de "acreditação" pelo site desta Casa.

Publicado em 17/02/2017